domingo, 24 de julho de 2011

DINÂMICAS PARA A VOLTA ÀS AULAS






TEIA DE ARANHA

Procedimentos:

 Propor que os alunos fiquem em pé, forando um círculo.

 Entregar um rolo de barbante ou cordão.

 Solicitar um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma mensagem sua.

 Sucessivamente um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.

 Em um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a confecção de um painel de combinados da classe.

 Para encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...



ÁRVORE DOS SONHOS

Procedimentos:

Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o semestre. Ex.: Como gostaríamos que fosse...?

Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever ou desenhar o seu sonho,o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos e socializá-los.





A VIAGEM

Procedimento:

 O professor afixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Bom retorno às aulas!

 A proposta é construir um painel com o grupo.

 O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos no painel com desenhos, dobraduras, frases etc.

 Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um pode relatar o que construiu no painel interativo.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/2011/07/dinamicas-para-volta-as-aulas.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário