Powered By Blogger

domingo, 24 de abril de 2011

ALFABETO DOS AMIGOS

Estou elaborando o alfabeto dos nomes dos amigos de turma no lugar do rosto das ilustrações coloquei o rosto das crianças (fotos) ficou bem legal, por isso quero compartilhar com vocs a ideia foi da profª Valquíria que trabalhou comigo o ano passadoe ainda acrescentou fala as ilustrações comentando características das crianças: (AS CRIANÇAS COMPLETAVAM AS FRASES)
ADORO...
NÃO GOSTO DE...
TENHO MEDO DE...
MEU OU MINHA MELHOR AMIGO(A) É....
SE EU FOSSE UM BICHO EU SERIA...
QUANDO EU CRESCER VOU SER...
MEU SONHO É...
SOU UMA CRIANÇA......




























DIA DAS MÃES NA ESCOLA


A origem do Dia das Mães







A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.

"Não criei o dia das mães para ter lucro"


O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.

Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.

Cravos: símbolo da maternidade





Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.



No Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.



Texto compilado das seguintes fontes



- Pesquisa de Daniela Bertocchi Seawright para o site Terra,

http://www.terra.com.br/diadasmaes/odia.htm

Fontes / Imagens:

· Norman F. Kendall, Mothers Day, A History of its Founding and its Founder, 1937.

· Main Street Mom

· West Virginia Oficial Site



- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.

- Revista Vtrine - artigo - Abril, S.P., 1999



Sequência Didática: DIA DAS MÃES



TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!!



DURAÇÃO: 2 SEMANAS.



JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.



OBJETIVO: Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;

• Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;

• Promover e estimular a linguagem oral;

• Estabelecer e ampliar as relações sociais;

• Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;

• Conhecer e identificar diversas profissões;

• Desenvolver atenção e a criatividade;

• Desenvolver a expressão corporal;

• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;

Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.



CONTEÚDOS:

Data comemorativa – dia das mães, dia do trabalho;

• Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;

• Expressão corporal;

• Historinhas;

. Criatividade, imaginação e dramatização.

. Música e ritmo;

. Socialização;



METODOLOGIA:

. Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões

• Músicas: “Minha mãezinha querida”, “Mãe”(grupo molekada),

• Confecção de cartazes: “As profissões”, “Momentos com a mamãe”; “• Construção do livrinho de receita, do cartão pra mamãe;

• Confecção do quadro para homenagear a mamãe;

• Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);

• Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);

• Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;

• Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;

• Homenagem as mãe: apresentação das turmas.



CULMINÂNCIA: festas em homenagem as mães.



AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.







Peça de Teatro - Bolo da Mamãe

Bolo da Mamãe



Menino - Hoje é dia das mães, precisamos dar um presente as nossas mães.



Menina - Já sei vamos fazer um bolo



Menino - Um bolo, que bom!



Menina - Vou buscar aquela receita da vovó (sai e volta com um caderno)



Menino - (Lendo) farinha de trigo, açúcar, manteiga ovos fermento e baunilha



Menino - Já vou buscar tudo isso no armazém (sai)



No centro do palco uma tigela. As crianças estão dispostas no palco.



Da direita surge um menino e atrás dele os preparos para o bolo representado por crianças.



Avança a farinha, o menino apresenta a ele a receita.



Farinha - Sou branquinha e peneirada prontinha para o bolo da mãezinha.



Açúcar - Sou toda doçura e junto com a farinha entro na mistura do bolo da mamãezinha.



Manteiga - Sou a manteiga saborosa que deixa a massa gostosa.



Ovos - Somos os ovos bem branquinhos que a galinha botou. Deixou a massa fofinha que a mamãe ira gostar.



Baunilha - Sou filha de uma plantinha que vai dar um gosto especial no bolo da mamãezinha,



Fermento - Se vocês me esquecerem o bolo não crescerá. Ficará duro e feioso e a mamãe não ira gostar.



Todos os preparos vão para a tigela, e o menino e a menina pegam colher de pau batem a massa e preparam o bolo.



Colocam a tigela no forno.



No final da festa surge um bolo (real).



A mamãe chega e o menino e a menina gritam bem alto



- Feliz dia das mães!!!!!

Presentes Especiais para a minha Mamãe - Teatro


PRESENTES ESPECIAIS PARA A MINHA MÃE

Preparativos: Encape cinco caixas de tamanhos diferentes com papel de presentes. Escreva em cada caixa as palavras a seguir: alegria, verdade, cooperação, obediência e amor.



Escolha cinco crianças para participar e distribua entre elas, os textos que deverão decorar para falar. Na hora da apresentação, uma criança de cada vez irá até a frente com a caixa, falará e depositará a caixa na mesa, que deverá estar forrada com uma bonita toalha.



Orientadora: Neste dia especial, sempre é bom ganhar presentes, hoje mamães, as nossas crianças trouxeram presentes especiais para vocês, vamos ver que presentes são esses.( Após esta fala, cada criança entrará e falará.)



Criança 1: Alegria: Alegria para mim é estar sempre com você. Lembre-se que "A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes" Neemias 8.10.



Criança 2- Verdade: Entre eu e você, a verdade sempre existirá, prometo que "o que eu digo é verdade, pois odeio a mentira" Proverbios 8.7.



Criança 3- Cooperação: Prometo sempre ajudar você, pois não posso deixar de fazer o bem e ajudar ao meu próximo, pois "são esses os sacrifícios que agradam a Deus Hebreus 13.16.



Criança 4- Obediência: Obediências é o presente que toda mãe deseja, vou me esforçar para ser um filho obediente, pois na Bíblia aprendi que este é o meu dever Efésios 6.1



Criança 5- Amor: Todos os presentes só têm valor quando existe amor. O meu amor por você é eterno II Corintios 13.8



Encerre cantando uma música.





"De Raquel Cruz - Comunidade Orkut Cantinho da Oração"

Jogral com Quadros Vivos - dia dos mães


JOGRAL COM QUADROS VIVOS♥



Queridas mamães, com esta festa, as crianças desejam valorizá-las e reconhecer todas as coisas que você fez e tem feito por elas, dizendo( todas as crianças do jogral entram em cena e falam o texto a seguir):

Todos- Obrigado, mamãe! Muito obrigado!



(Entra em cena uma das crianças vestidas de mãe com um "barrigão" de grávida e com um "pai" ao lado)



Criança 1- Obrigado pelos nove meses que me guardou com tanto carinho em sua barriga,



Criança 2 - Às vezes sofrendo, sentindo dor...



( Sai o casal, entra o próximo quadro vivo: crianças com um avental, varrendo, tirando pó, esfregando uma fralda, mexendo numa panela, uma maior vestida de mãe ensinando um exercício da escola para uma criança menor, etc.)



Todos- Ufa! Quanto trabalho!



Criança 3- Obrigado pela casa limpinha,



Criança 2- pela roupa lavada,



Criança 1- por tudo isto,



Criança 2 e 3- e muito mais.



Todos- Obrigado, mamãe. Muito obrigado!



(Entra em cena o último quadro vivo: pai e mãe segurando Bíblias, se ajoelham e ficam em silêncio, como se estivessem orando)



Criança 2- Deus sabe das noites e dias em que vocês oram por mim.

Criança 1- Vivam sempre em comunhão com ele e ...



Criança 3 -... assim, aprenderemos com vocês a agradecer...



Todos- com nossas vidas!



Todos cantam uma ou mais músicas de homenagem às mães.



De Raquel Cruz

Peça de Teatro Habilidades da Mamãe

As habilidades da mamãe

Apresentador:



Mamãe é muito habilidosa e faz maravilhas no lar! Agora um grupo vai nos contar as habilidades da mamãe.



Cada criança recita um trova vestida a carater.



(abelhinha)

Que mãozinha habilidosa!

costura, borda, cozinha...

Mamãe é sempre jeitosa,

Uma perfeita abelhinha.





(fada)

Mamãe parece uma fada,

tem varinha de condão.

Nossa casa é arrumada

Com beleza e perfeição.



[cozinheira)

O bolo que mamãe faz

è gostoso, bem fofinho.

Na sua mão cresce mais

E não sobra um pedacinho.



(criança)

A maior habilidade

Que minha mãe tem no lar,

É espalhar felicidade,

Todo dia ao despertar!



Apresentador:

Outro grupo alegre vem agora ao palco para nos contar como é o amor da mamãe.



(4 crianças com figuras de corações pendurados no pescoço)



Reloginho bate, bate:

Tique-taque sem parar.

É o coração da mamãe,

Cheio de amor a pulsar!



Quando não sei a lição,

Ela me ajuda um pouquinho.

Ensina com devoção,

Quer seu filho sabidinho.



Se estou doente ela sofre,

Vela por mim noite inteira.

Depois num beijo adormeço,

Com mamãe à cabeceira.



Seu olhar é meigo e doce

Quando vai me aconselhar.

E se às vezes está zangada.

Não demora a perdoar.

"De Raquel Cruz, Comunidade Orkut Cantinho da Oração"

MÚSICAS

Mulekada

Música = Mãe



"Essa música é pra quem cuida da gente"

"Pra quem ta sempre do nosso lado"



Mãe, você é a minha vida

Eu preciso de você



Ô mãe

Eu agradeço todo dia

Agradeço de prazer

Essa família tão bonita que se deu tão bem assim

Eu te amo mais ainda

E cuida tão bem de mim



Do teu abraço Gostoso

Ah eu me sinto tão bem

Com tanto amor e carinho Oh oh

Eu me apaixonei



"Manhê eu te amo" "e eu te adoro"



Mãe,

Você é a minha vida

Eu preciso de você



Ô mãe

Eu agradeço todo dia

Agradeço de prazer

Essa família tão bonita que se deu tão bem assim

Eu te amo mais ainda

E cuida tão bem de mim



Do teu abraço Gostoso

Ah eu me sinto tão bem



Com tanto amor e carinho, oh oh

Eu me apaixonei



"Manhê eu te amo"



Do teu abraço Gostoso

Ah eu me sinto tão bem

Com tanto amor e carinho, oh oh

Eu me apaixonei

Ô mãe...







CD: MAMÃE LEGAL – GUGU

MINHA MAEZINHA QUERIDA

MÃEZINHA DO CORAÇÃO

TE ADORAREI TODDA VIDA

COM AMOR E DEVOÇÃO

É TUA ESSA VALSINHA

FOSSE A INSPIRAÇÃO

CANTO QUERIDA MAAEZINHA A TUA CANÇÃO

ALEGRIA, O PRAZER, UMA GRANDE EMOÇÃO

NESTE DIA TE DIZER

COM MUITO AMOR E AFEIÇÃO

OH! MINHA MÃE, MINHA SANTA QUERIDA

ÉS O TESOURO QUE EU TENHO NA VIDA

EU TE OFEREÇO ESSALINDA CANÇÃO

MÃEZINHA DO CORAÇÃO

POEMA PARA MAMÃE


Mãezinha querida

Mãezinha querida,

fique ao meu lado, segurando minhas mãos,

como você sempre faz,

quando eu não souber qual caminho seguir.

Mãezinha querida,

limpa o suor da minha face quando eu,

cansada de tanto trabalhar,

estiver sem forças para continuar.

Mãezinha querida,

canta pra mim aquela canção que você cantava quando eu era bebê,

antes de dormir,

e me acalmava.

Mãezinha querida,

fique ao meu lado quando eu estiver com medo do escuro.

Mãezinha querida,

deixa eu descansar no seu colo confortável

quando meus pés estiverem doendo de tanto eu andar

pelos longos caminhos da estrada.

Mãezinha querida,

abraça-me com seus braços quentes e fortes,

quando na manhã nublada eu tiver preguiça de me levantar.

Mãezinha querida,

me dê uma palavra amiga, um consolo, um conselho,

quando eu precisar de um bálsamo para acreditar e

seguir em frente diante de tanta incerteza.

Mãezinha querida,

eu quero o seu colo no embalo da rede,

para que eu adormeça com toda a certeza

de que o mundo ainda será belo quando eu acordar.

Mãezinha querida,

saiba do fundo do meu coração,

que é o seu amor imenso, que todos os dias,

me faz acreditar que o mundo sempre há de ser melhor.

Por isso hoje eu digo, com os pulmões cheios de ar:

MÃEZINHA QUERIDA EU TE AMO!





de Antonio Marcos Pires

Rio de Janeiro - RJ - por correio eletrônico

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2011/04/poema-para-mamae.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+MeusTrabalhosPedagogicosAtividadesEProjetosParaEducaoInfantil+%28%22+Meus+Trabalhos+Pedag%C3%B3gicos%2C+Atividades+e+Projetos+para+Educa%C3%A7%C3%A3o+Infantil+%22%29







AIVIDADES PARA FALAR E DESENVOLVER SOBRE A PÁSCOA

Cartinha para o coelho da pascoa




Antes as famosas cartinhas eram enviadas apenas para o papai Noel, agora coelho da páscoa também recebe cartinhas.Existem inúmeros modelos, mas vai da criatividade de cada criança escrever e falar que ovo quer.

A carta é baseada na mesma idéia da cartinha pro papai Noel. Mas muitas crianças ainda não sabem escrever e pedem para os mais velhos escreverem. Nas cartas, os pedidos são de ovos de chocolates específicos, ou apenas um ovo.

Existem ONG’s ou até mesmo a agencia dos correios, que recolhem as cartinhas de crianças carentes, que não tem condições de ter um ovo de chocolate na páscoa, e fazem uma boa ação e no domingo de páscoa distribuem ovos para as crianças mais pobres.

Coelho da Páscoa

 EU E A COELHA NA ESCOLA
 PROCURANDO OS OVOS
 COMPARTILHANDO O OVO




Estamos na semana de chegada da páscoa, uma data tão celebrada a muitos e muitos os anos por varias famílias e tradições, e a procura pelos famosos ovos de chocolate já cresce cada dia mais. As crianças são as principais consumidoras, pois são seduzidas pelos comerciais e propagandas, adoram um docinho e chocolate então, nem se fala. Como no natal onde o ícone principal é o velhinho da barba branca conhecido como Papai Noel, na páscoa também se destaca um famoso personagem, o coelhinho da páscoa, que carrega consigo uma cesta cheia de ovos, e os leva às crianças. Nessa época como no natal, as ruas, lojas e supermercados trazem os coelhos, e as crianças os adoram.

No Brasil a tradição do coelho existe desde o século XVIII e foi trazida pelos alemães, mas a história do coelho da páscoa já vem de muitos anos. Surgiu lá no Egito Antigo, onde o coelho tinha a simbolização do nascimento e de uma nova vida. Outros povos da antiguidade tinham a crença de que o coelho representava a lua, assim, estudiosos afirmam que ele se tornou símbolo da páscoa pelo fato da lua determinar a sua data. Os coelhos são grandes reprodutores e geram muitos filhotes em suas ninhadas, como a páscoa marca a ressurreição de cristo e a vida nova, se tornou o animal ideal para simbolizá-la. Há uma lenda que diz que existia uma mulher muito pobre, que escondeu alguns ovos de galinha que ela mesma tinha colorido, para dar aos seus filhos como presente na data da páscoa, logo que os filhos foram pegar os ovos, viram um coelho correndo apressadamente passando por ali, com essa lenda, eles acreditaram que o animal tinha trazido os ovos e assim, espalhou-se mundo a fora a história do coelho da páscoa.

Com a páscoa chegando, a procura pelos desenhos dos coelhinhos para colorir aumenta bastante, principalmente pelos professores que levam os desenhos às salas de aula e que trabalham em escolinhas infantis, e aos mais adolescentes para explicar o significado de vida nova que a páscoa nos traz. As crianças interagem no trabalho de colorir e se divertem, enquanto aprendem o significado desta data tão especial.

Também podem ser usados por quem faz ovos de páscoa caseiros, na confecção de embalagens personalizadas e até mesmo como moldes, assim terá ovos inconfundíveis e diferentes dos normais, os pais também podem imprimir e deixar com seus filhos como forma de distração nessa semana, como as crianças adoram colorir desenhos, pintar os coelhinhos será um divertido passatempo para todas as idades, desde os mais pequenininhos aos que já entendem e adoram mexer com os famosos lápis de cor.

A positividade dos desenhos para colorir é que cada um pode dar a cor que quiser ao coelho, tornando se assim, um símbolo mais mágico ainda, já que cada um pode imaginar o seu, sendo roxos, vermelhos, azuis, amarelos, rosas, ou até mesmo os originais com a pele branca e os olhos vermelhos. Os ovos apesar de serem de chocolate branco ou preto, ganham também os tons coloridos nos desenhos, sendo estampados e com listras, normalmente. É só imprimir e se divertir colorindo.

Simbolos da pascoa



A Páscoa tem significados diferentes para cada pessoa. Algumas nem sabem o por que do feriado, e outros em compensação, levam muito a sério. O verdadeiro significado é religioso, significa a ressurreição de Cristo.

A páscoa tem vários símbolos que a reapresentam. O mais famoso deles é o coelho. Para as crianças, o coelhinho da páscoa trás os ovos de chocolate para todos. Ele é fofinho, meigo e muito bonzinho.

Os outros símbolos são: o cordeiro, a cruz, o ovo, a vela, o pão, o vinho, entre outros. Cada um com o seu significado próprio e diferente um do outro.O cordeiro por exemplo, simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus,e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

Frases para a páscoa





A páscoa é um feriado da igreja católica, tendo como significado a ressurreição de Cristo.Aqui estão algumas frases para a páscoa, inclusive religiosas:

“Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.”

“A Páscoa não é um dia para comermos chocolates e sim para comemorarmos a vida e ressurreição daquele que morreu para nos salvar!”

“O coelhinho da Páscoa, vem nós avisar que Jesus está vivo em nossos corações…”

“Páscoa,momento de união, de parar para refletir, de ver a vida de diferente, de ver gente como a gente. JESUS morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da VIDA. ”

“A Páscoa vem trazendo uma mensagem de paz, esperança e amor. Feliz Páscoa!”

Mensagem de páscoa



Páscoa é ser capaz de mudar,

É partilhar a vida na esperança,

É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.

Páscoa é dizer sim ao amor e à vida,

É investir na fraternidade,

É lutar por um mundo melhor,

É vivenciar a solidariedade.

Páscoa é ajudar mais gente a ser gente,

É viver em constante libertação,

É crer na vida que vencer à morte.

Páscoa é renascimento, é recomeço,

É uma nova chance pra gente melhorar

As coisas que não gostamos em nós.

Para sermos mais felizes por conhecermos

A nós mesmos mais um pouquinho e vermos

Que hoje somos melhores do que fomos ontem.

Feliz Páscoa!!

Fazer ovo de páscoa caseiro




Ingredientes:

Chocolate meio amargo

Forma de ovo de páscoa

Pedaços de chocolate branco

Tabela de conversão de medidas

Modo de Preparo:

Coloque pedaços de chocolate meio amargo em uma tigela e coloque no microondas por 30 segundos, (se não ficar derretido, pode colocar a mais tempo), caso não tenha microondas, derreta em uma panela no fogão por volta de 20 minutos, até ficar cremoso.

Enquanto isso você pega a forma e o chocolate branco.

Quando acabar, bote o chocolate derretido na forma e coloque os pedaços de chocolate branco pelo meio, por baixo e por cima e coloque a outra parte da forma do ovo e depois coloque na geladeira até o dia seguinte.

Depois, pegue o ovo e abra (se não conseguir abrir não arrisque de quebrar ovo, coloque água na forma com o ovo dentro antes de tirar).

Depois que abrir, pegue uma faca afiada e corte em forma de ovo de páscoa normal.

Depois é só comprar o papel para embrulhar e pronto.











Receita Ovo de Páscoa







A páscoa é uma data bastante esperada pelas pessoas que gostam muito de chocolate e pelas pessoas que ganham dinheiro com ovos de páscoa caseiros, quem ganha dinheiro com esse símbolo da páscoa deve até estar contando cada dia para que suas vendas aumentem junto com sua produção. Essa data especial infelizmente acontece apenas em abril que chega e pode passar rápido demais, mas nesse mês de março já podemos ver vários ovos de páscoa em supermercados que apostam vender muito nessa que é uma das datas mais especiais do ano.

As donas de casa que não querem comprar ovos de páscoa caros podem estar procurando algumas receitas na internet, também pode assistir alguns programas de culinárias que passam em várias emissoras de televisão aberta, duas formas para pegar uma receita boa desse símbolo da páscoa que será comemorada no dia 2 de abril. Essas donas de casa podem estar comendo mais ovos de páscoa caseiros que aqueles industrializados, porque ovos feitos em casa costumam ser e maior quantidade por causa dessa receita que seguirá.

Aquelas mulheres que quiserem vender esses ovos devem até pegar mais receitas desses ovos que podem ser feitos de diversas formas, se fizer ovos diferentes vai chamar mais atenção dos clientes que irão preferir comprar um ovo de páscoa caseiro do que um ovo industrializado que pode custar mais caro. Esse ovo de páscoa feito com as próprias mãos para a família comer ou para vender vai ficar bem mais gostosos, disso nenhuma dona de casa pode duvidar do seu talento com esse delicioso símbolo da páscoa.

Ingredientes

-350g de chocolate cobertura ao leite

-1/2 xícara de crocante

-2 formas de ovo de páscoa de 500g

Modo de Preparo

Siga as instruções do ovo simples, até a segunda camada de

chocolate. Antes de colocar a terceira camada, misture as 3

colheres (sopa) de chocolate com o crocante e aplique.

Recoloque-a forma na geladeira, até que desgrude no fundo (cerca

de 8 minutos). Desenforme, espere secar e embale conforme

explicado na receita de ovo simples.

COELHO CURIOSIDADES

Hábitos alimentares e/ou Dieta

 COELHINHA MILA NA ESCOLA


O coelho é um animal de comportamento dócil, manso e carinhoso. Ele conquistou a afetividade das crianças e dos adultos, em especial das mães. O homem é o maior inimigo dos coelhos. Durante um ano, os caçadores matam milhões de coelhos por esporte. Agricultores também matam coelhos para proteger as colheitas. Outros inimigos dos coelhos são os coiotes, raposas, bisões e fuinhas. Gaviões, corujas e algumas outras aves caçam coelhos para servir-lhes de alimento. Muitos caninos e felinos também caçam coelhos. Os coelhos geralmente tentam fugir do inimigo. Se um coelho está em campo aberto, pode ficar quieto e esperar até que o inimigo vá embora. Se o inimigo chega demasiado perto, o coelho corre rapidamente para salvar-se. Um coelho assustado pode dar saltos de 3m ou mais, e decorrer a 100 km/h. O coelho tenta confundir o inimigo correndo em ziguezague. Às vezes dá algumas voltas seguindo sua própria trilha, para, a seguir, saltar em outra direção. Enfim, pode meter-se numa toca ou num monte de galhos para esconder-se.

A maior parte dos coelhos come e mostra-se ativa do anoitecer ao amanhecer, e passa o dia descansando e dormindo. O coelho come muitas espécies de plantas. Na primavera e no verão, seu alimento são folhas verdes incluindo trevos, capins e outras ervas. No inverno, come galhinhos, cascas e frutos de arbustos e árvores. Os coelhos às vezes causam prejuízo à lavoura porque mordiscam os brotos tenros de feijão, alface, ervilha e outras plantas. Também danificam árvores frutíferas porque roem sua casca. É importante ressaltar que os coelhos têm a cenoura como a base de sua alimentação. Não devem, em hipótese alguma, comer alface, pois esse vegetal pode causar diarreia.

A gestação da coelha dura cerca de 30 dias. Geralmente nascem quatro a cinco láparos (filhotes de coelho) por vez, mas esse número varia de dois a nove. Os filhotes não enxergam nem ouvem, e não têm pêlo. A mãe os mantém no ninho que cava no solo. Ela pode não ficar no ninho, mas permanece sempre perto. Forra o ninho e cobre os filhotes com capim e com pêlos, que arranca do próprio peito com os dentes. A cobertura esconde os coelhos recém-nascidos e ajuda a mantê-los aquecidos. Quando os láparos têm cerca de dez dias, já podem ver e ouvir, e possuem pêlos macios.

Cerca de duas semanas, depois do nascimento, quando já têm uns 10 cm de comprimento, os filhotes crias deixam o ninho e escondem-se entre folhas e ervas altas. Geralmente cavam suas primeiras tocas próximo ao ninho. A coelha raramente cuida dos filhotes por mais de algumas semanas depois do nascimento. Algumas fêmeas do coelho-de-rabo-de-algodão começam a formar suas próprias famílias com menos de seis meses de idade.

Aspectos culturais

O coelho é um animal presente na cultura popular como símbolo de fertilidade associado à Páscoa. Entre as outras manifestações culturais do animal:

• O personagem Bugs Bunny, em Portugal e no Brasil conhecido como Pernalonga

• O Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll

• Logotipo da revista Playboy

• O monstro de Caer Bannog do filme Monty Python e a Cruzada do Santo Graal era um coelho assassino

• O coelho é um dos signos da astrologia chinesa

• Simbolo da marca francesa Coup de Coeur www.funnyCdc.com

Coelhos famosos

• Coelho da Páscoa

• Sansão (ver turma da Mônica)

• Pernalonga

• Coelho de mágicos

• Tambor (amigo do Bambi)

• Peter Rabbit

• Coelho Ricochete

• Lorde Coelhão (ver turma da Mônica)

• Roger Rabbit

Curiosidades

• Os coelhos não são roedores, são lagomorfos.

• Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.

• Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.

• O tempo de gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias; 24h após o parto, entra novamente no cio. É por isso que o coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de um nova vida).

• O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.

• Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.

• Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.